Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Evite o descontrole de gastos e inicie 2012 no azul

No começo de ano surgem as metas pessoais, profissionais, sonhos e também os desejos de consumo. Mas é preciso atenção e cuidado para não deixar que o exagero supere a capacidade de pagamento. Evitar o superendividamento é sempre a melhor opção, por isso a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, por meio do Portal Meu Bolso em Dia, oferece diariamente dicas de finanças pessoais para quem deseja começar 2012 no azul.

Tradicionalmente, no começo do ano, há diversas despesas, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a taxa de licenciamento do veículo, despesas com o material escolar e matrículas. De acordo com Fábio Moraes, diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, o primeiro passo para evitar o endividamento é ter controle sobre o dinheiro. “Isso envolve dois caminhos, primeiro verificar um possível aumento de renda, por exemplo, com uma mudança de emprego ou outra atividade que garanta uma renda extra; e segundo, avaliar os gastos do mês e classificar as despesas em essenciais ou supérfluas”, diz.

A organização do orçamento nem sempre é fácil, “exige disciplina e acompanhamento constante”, afirma Fábio. Entretanto existem ferramentas que podem ajudar na organização, como planilhas, cadernetas ou até mesmo um software, como o Jimbo, que é gratuito e ajuda a controlar melhor as contas individuais, familiares e a não esquecer a data dos pagamentos. Além disso, o Jimbo também mostra o planejamento financeiro dos próximos meses e indica a capacidade financeira para o pagamento dessas despesas.

Depois de organizar o orçamento, faça uma lista dos projetos para 2012. “Os planos podem ser de médio e longo prazo, como comprar um carro, fazer uma viagem para o exterior, ou entrar na faculdade. O importante é que a pessoa tenha em mente que os projetos estão ligados a situação financeira, por isso é importante um planejamento de poupança, pensar no quanto vale o projeto e por quanto tempo terá que guardar dinheiro para conquistar esse sonho”, diz Moraes.

“O plano de poupança tem que ser uma obrigação e deve entrar no orçamento. Mas se a pessoa tem dificuldade para guardar dinheiro sozinha, poderá optar por um produto financeiro, por exemplo, o consórcio, onde estipula um valor que será necessário para alcançar aquele sonho e paga todo mês uma quantia adequada ao orçamento, o consociado pode ser sorteado ou então oferecer um lance para adquirir o valor da carta de crédito”, avalia Moraes.

Estou bem endividado
Se a situação financeira da pessoa já estiver complicada e no vermelho, a primeira orientação é listar todas as contas caixa fixas e atrasadas. “Renegocie as dividas e também avalie a necessidade de trocar uma divida ruim, por uma melhor, por exemplo, se estiver endividado no cartão de crédito, ou no cheque especial, de repente optar por uma linha de financiamento mais adequada, como o crédito consignado, pode ser uma boa opção, pois pagará menos juros”, avalia Moraes. É importante lembrar que o cheque especial é um produto destinado apenas para situações emergenciais e deve ser utilizado por um período bem curto.

“Não adianta só pagar as contas, quem está endividado precisa cortar despesas desnecessárias para equilibrar o orçamento. Neste caso, será preciso cortar os pequenos gastos, como por exemplo, comer fora de casa, tomar o cafezinho na padaria todos os dias. É importante perceber que pequenas despesas podem gerar um grande gasto no fim do mês, assim como as pequenas parcelas”, ressalta Moraes.

Tarifas bancárias caem 11,67% em 2011, indica STAR

Das 29 tarifas mais utilizadas pelos consumidores de serviços bancários, 17 permaneceram inalteradas, 10 reajustadas e 2 registraram queda em 2011. As tarifas para serviços como cadastro de novo cliente, cartões de débito e poupança, cheques, saques, depósitos, extratos e transferências, caíram 11,67%. Os dados são do Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros – STAR, da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN. O STAR é um serviço gratuito disponível no site www.febraban-star.com.br, que possibilita a comparação dos preços das tarifas individuais e de pacotes de serviços.

As tarifas que apresentaram variação nula (0%) de janeiro a dezembro do ano passado foram: confecção de cadastro para novo cliente; fornecimento de 2ª via de cartão com função de débito e poupança; contra ordem e sustação de cheque; folhas de cheque; cheque administrativo; cheque visado; saque de conta corrente ou poupança via correspondente não bancário; depósito identificado; consulta de extrato mensal de conta corrente ou poupança para um período específico via correspondente não bancário; fornecimento do extrato mensal de conta corrente e poupança via correspondente não bancário; transferência de valores (DOC/TED) e transferência agendada feita pessoalmente, pelo caixa eletrônico e internet.

Para transferir contas dentro da mesma instituição financeira, a tarifa caiu 14,53% em 2011. A mesma transferência realizada pelo caixa eletrônico ou meios eletrônicos, como a internet, apresentou queda de 12,16%.

A quase totalidade das tarifas que sofreram reajuste no ano passado ficou abaixo da inflação de 2011 medida pelo IPCA, de 6,5%. Somente o fornecimento presencial do extrato mensal de conta corrente e poupança teve uma majoração acima deste índice, de 7,19%, mas os valores foram reajustados por três grandes bancos após permanecerem estáveis em 2008, 2009 e 2010.

Sobre o STAR
Lançado em 2007, o STAR - Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da FEBRABAN registrou 2,7 milhões de consultas em 2011. O sistema foi criado para levar transparência e comparabilidade aos consumidores sobre as tarifas de serviços bancários. Por meio do STAR é possível comparar tarifas específicas e também os pacotes oferecidos por 14 bancos: Bradesco, Citibank, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banrisul, Indusval, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Safra, Santander, Banestes, BRB, Caixa Econômica Federal e HSBC. A pesquisa de pacotes pode ser feita por valores (de R$ 5 a R$ 10, por exemplo) e por palavras-chave, tais como “especial”, “simples” ou “básico”, denominações comuns nos pacotes de tarifas.

A introdução de 71 pacotes oferecidos pelos maiores bancos do País fez a procura pelo Sistema de Divulgação de Tarifas e Serviços Financeiros da FEBRABAN, o Star, crescer mais de 300% em 2010. Ao todo, foram 527 mil acessos, ante 125 mil no mesmo período de 2009. Considerando o prazo de um ano, o total de consultas chegou a 2,7 milhões, um recorde.

Sônia Braga diz que não foi convidada para o remake de Gabriela

Protagonista na primeira versão de Gabriela, novela exibida em 1970 pela Globo, Sônia Braga não foi convidada para participar do remake da trama, que irá ao ar ainda este ano. Segundo o assessor de imprensa da atriz, ela não é contratada da emissora e em breve embarcará para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde se envolverá com um novo trabalho internacional.

O próximo trabalho internacional de Sônia não foi divulgado, mas mesmo sem ter sido convidada para o remake de Gabriela, a atriz ficou muito animada com a escolha de Juliana Paes para o papel que já foi seu.

“Não poderia ter havido escolha melhor”, disse Sônia.

+ SÔNIA BRAGA DIZ “QUERO TRABALHAR”

O último trabalho de Sônia na Globo foi em Páginas da Vida, onde a atriz interpretou Tônia. Já no cinema, a atriz atuou em produções internacionais como Matemática do Amor e Che Guevara.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Poderoso! Shakira quer Michel Teló em seu aniversário

Michel Teló está mesmo em alta. Depois de ter seu sucesso Ai Se Eu Te Pego cantado e dançado por celebridades como Cristiano Ronaldo e Bruno Mars, o cantor agora foi convidado para a festa de aniversário da colombiana Shakira, segundo informações da revista Veja Rio.

Segundo a publicação, o convite para a festa foi feito pelo empresário da cantora. O evento será realizado na próxima quinta-feira (2) em Barcelona, na Espanha.

+ MICHEL TELÓ GANHA TÍTULO DE JUSTIN BIEBER LATINO

Caso aceite o convite, essa será a segunda vez que Michel embarca para a Europa em menos de um mês. No início de janeiro, o cantor esteve no velho continente cumprindo uma agenda de shows internacionais. Na ocasião, Teló conheceu Cristiano Ronaldo, um dos responsáveis pelo sucesso do Ai Se Eu Te Pego no mundo.

+ TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O BBB 12

O Fuxico conta tudo sobre O BBB 12 (Big Brother Brasil), o reality show da Rede Globo. Paredão, festas, brigas, confessionário, provas, fotos e namoros.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Maria Melillo: “Tenho uma história de superação no Big Brother

Maria Melillo está muito empolgada com sua nova fase de atriz. Prestes a começar a gravar com a turma do Casseta e Planeta Urgente!, da Globo, a bela não revela nenhum detalhe sobre seu novo trabalho, mas deixa claro que não fará o papel de si mesma no humorístico que estreia em abril.

“Garanto que todos darão muita risada. Vou fazer uma personagem e não eu mesma. Já recebi o roteiro e estou muito feliz. Começamos a gravar no início de fevereiro. Dá aquele friozinho na barriga, que é normal, e estou me preparando com meu coach, Marcio Merriel, que está comigo faz uns sete meses.”

Contudo, antes do programa ir ao ar, Maria Melillo será vista na Marquês de Sapucaí desfilando um modelito desenhado exatamente para ela. A ex-BBB vai sair pela Grande Rio, no Rio de Janeiro, que traz o enredo Eu Acredito Em Você. E Você?.

+MARIA MELILLO DIZ QUE NÃO ESTÁ DOENTE

“Minha fantasia vem falando sobre a fé, da reconstrução do povo judeu. A escola fala de superação por conta do que aconteceu o ano passado quando o barracão pegou fogo. Tem tudo a ver comigo: eu também tenho uma história de superação no Big Brother, tudo que passei dentro da casa, fui ‘humilhada’ e saí vitoriosa. Sou um exemplo de superação.”

Sobre sua saúde, ela desmente tudo o que saiu na mídia sobre estar com câncer ou uma doença mais grave. Com um sorriso no rosto, Maria conta que foi simplesmente um mal estar que qualquer um pode ter.

“Eu não fiz nenhuma operação. Eu passei mal, senti dores como qualquer ser humano e fui fazer exames. Graças a Deus não foi nada, saiu por aí que eu estaria doente, mas não era nada disso. Sabe como são as pessoas, né? Certa vez eu fui ao ginecologista e saiu que eu estava grávida! Eu sou uma pessoa normal, como todo mundo, a gente se sente mal. Estou com a vida corrida, não me alimentava direito por conta de muitos trabalhos, mas estou super bem e feliz.”

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Show de Daniela Mercury na casa do Big Brother Brasil é suspenso

show que a cantora Daniela Mercury faria na noite desta terça-feira (24) no Big Brother Brasil 12 foi suspenso. Em conversa com O Fuxico, a assessoria da cantora contou o que houve:

“Eu fiquei sabendo ontem à noite que não haveria mais a apresentação da Dani no BBB. A Globo explicou que havia mudado de idéia e que para não atrapalhar a dinâmica do jogo não haveria mais show no dia do paredão”, explicou a assessoria.

Vale lembrar que a Globo chegou a divulgar que nos dias de paredão haveria shows musicais, um ingrediente a mais para animar a noite dos participantes do jogo.

“ A ideia era essa mesmo, realizar apresentações às terças-feiras, nos dias de eliminação. Mas a direção do reality analisou melhor e achou que os shows poderiam atrapalhar a dinâmica do jogo, que é muito ágil. A Daniela Mercury iria estrear essa novidade no BBB, mas isso não vai mais acontecer. O show de Dani foi reagendado para uma próxima data, dentro do BBB mesmo”, explicou a assessoria da Globo a O Fuxico.

Essa noite Renata e Jakeline estão no paredão e disputam a preferência do público para ver quem fica na casa.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Preta Gil dá selinho em Mart´nália durante show

Quem esteve no bar Londra, no refinado Hotel Fasano, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, curtiu momentos excelentes na noite de segunda-feira (23), com mais uma edição do Clube Nextel Verão.

No palco, Preta Gil e Mart´nália dividiram o microfone, para deleite do seleto público, e ainda coroaram o final da apresentação com um selinho. A cantora Maíra Freitas - irmã da Mart'nália - soltou a voz junto com a irmã.

+ PRETA GIL COMEMORA ANIVERSÁRIO DO FILHO

Preta - que estava acompanhada pelo filho, Francisco, de seu relacionamento com Otavio Müller, e pelo marido, Carlos Henrique Lima - e Mart´nália receberam o carinho de Maria Gadu, Helena Ranaldi, Ana Lima, Jesus Luz e Maria Paula, presentes no show.

O projeto Clube Nextel Verão abrange quatro edições exclusivas para convidados, nos dias 23 e 30 de janeiro e 06 e 13 de fevereiro.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cirurgia de Datena é antecipada para terça-feira


cirurgia na garganta de José Luiz Datena, que estava marcada para fevereiro, teve que ser adiantada para esta terça-feira (24), segundo informações da coluna Olá, do jornal Agora São Paulo, desta segunda-feira (23).

Segundo a publicação, a operação teve que ser remarcada devido a uma alteração nos exames, que apressou o procedimento. O jorna também diz que, mesmo com o processo cirúrgico, o apresentador do Brasil Urgente, da Band, pode ter complicações na voz.

BBB12: Jakeline e Renata formam o segundo Paredão

Na noite deste domingo (22) foi formado o segundo paredão do Big Brother Brasil 12, da Globo. Desta vez, na berlinda, estão Renata e Jakeline.

Primeiramente, Jonas, o anjo da semana, de um colar da imunidade para Fabiana, que ficou com a vantagem de não poder ser votado para o Paredão. Além dela, João Maurício, que é o líder, também não poderia ser votado.

Renata foi indicada pelo lider João Maurício. Já, por votação dos colegas de confinamento, Jakeline foi a indicada com seis votos da casa.

A votação do público se encerra na próxima terça-feira (24), quando um deles será eliminado e deixará a casa e a disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.

Veja como foi a votação:

Jonas votou em Yuri

Renata votou em Fael

Rafa votou em Jake

Monique votou em Jake

Yuri votou em Jake

Laisa votou em Jake

Fabiana votou em Ronaldo

Fael votou em Ronaldo

Kelly votou em Yuri

Mayara votou em Jake

João Carvalho votou em Yuri

Jakeline votou em Yuri

Ronaldo votou em Jake

Loiras Confundidas

Fiorella Matheis, que fará uma participação em "Fina Estampa", esteve no primeiro dia da "São Paulo Fashion Week" e foi confundida com Giovanna Ewbank, mulher de Bruno Gagliasso. Ela só percebeu o equívoco quando ao dar entrevista a um repórter da Rede TV, ele perguntou o que o galã tinha achado da roupa que estava usando. Educademente, Fiorella interrompeu a conversa e teve que explicar que era uma outra pessoa. O tal repórter se desculpou e mesmo assim, fez questão de entrevistar a loira, desta vez sabendo de quem se tratava.

Rita Lee anuncia que não fará mais shows

Rita Lee usou seu Twitter na tarde deste domingo (22) para anunciar que não fará mais shows em sua carreira. Segundo a cantora, ela não tem mais condição física para aguentar a rotina de apresentações. A artista, de 64 anos, está há mais de 40 anos se apresentado nos palcos.

“Aposento-me de shows, da música nunca. Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física. Saio de cena absolutamente apaixonada por vocês”, escreveu a cantora na rede social.

Assim que leu o post de Rita, Leo Jaime tentou negociar com a cantora uma trégua para que ela se apresente pelo menos uma vez por mês no Rio de Janeiro.

“Rita Lee você lá, muito viva e cheia de graça, fazendo um monte de gente feliz. Uma vez por mês no Circo e não se fala mais nisso”, disse o cantor que assistiu ao show de Rita na noite de sábado (21) na Cidade Maravilhosa.

+ RITA LEE APROVEITA FOLGA PARA FAZER EXAMES

Apesar do anúncio da aposentadoria, Rita Lee tem uma apresentação marcada em Aracaju, no próximo sábado (28).

Carreira

Rita Lee começou sua carreira em 1963 como componente do grupo Teenage Singers. Desde então a cantora nunca mais largou a música. O sucesso começou quando a artista integrou Os Mutantes junto com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Até então Rita estava se apresentando sozinha pelo Brasil.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Globo Quer Transformar Atriz Em Apresentadora

linda e talentosa Mariana Rios, que também estava cotada para interpretar Gabriela no "remake" da história, agora passou a ser apontada como a apresentadora da nova temporada do "Som Brasil", substituindo Patrícia Pillar, que fará parte de um outro projeto da emissora. As conversas estão bem encaminhadas, mas por enquanto Mariana não deu resposta se aceitará ou não assumir a função

Apresentadora Voltando Ao Peso Normal

Isabella Fiorentino esteve na São Paulo Fashion Week e revelou que já eliminou 25 dos trinta quilos que engordou durante a gravidez dos trigêmeos Nicholas, Bernardo e Lorenzo, que estão com seis meses. A ex modelo e apresentadora do "Esquadrão da Moda" no SBT, garante que chegou a esse resultado, pois amamentar é a melhor academia. Ela também declarou, que daqui a um tempo pretende engravidar novamente, para tentar uma menina.