Pesquisar este blog

sábado, 9 de junho de 2012

Intel aposta em reconhecimento facial para direcionar propaganda

A Intel está apostando em tecnologia de reconhecimento facial para publicidade dirigida e numa equipe de negociadores experientes para convencer relutantes parceiros de mídia a aderirem a seu novo serviço de TV virtual. Até o momento, no entanto, implementar o serviço vem sendo um desafio, porque a maior parte dos grandes grupos de mídia não está disposta a permitir que a Intel desmonte pacotes de programação e licencie canais e programas específicos a preço inferior ao pago pelos parceiros dessas companhias no setor de TV paga. A Intel, maior fabricante mundial de chips, manteve sigilo sobre a estratégia para lançar um serviço enxuto de TV a cabo, mas terá de assumir riscos para iniciar atividades em uma linha de negócios completamente nova. De acordo com cinco fontes que vêm negociando há meses com a Intel, a empresa está enfatizando um decodificador que empregaria a tecnologia dela para distinguir quem exatamente está assistindo a determinado programa, o que poderia permitir publicidade direcionada. O decodificador que a Intel vem propondo não identifica a pessoa especificamente, mas pode oferecer dados como sexo e faixa etária e assim ajudar a direcionar publicidade, afirmaram duas das fontes. Os planos da Intel a colocam no meio da batalha do Vale do Silício pelo controle das salas de estar. Empresas de grande porte, como Apple, Amazon e Google, acreditam que a TV a cabo dos EUA esteja aberta a mudanças por motivos que vão da mudança nos hábitos dos telespectadores ao custo crescente da produção de programas. A TV a cabo americana movimenta US$ 100 bilhões anuais e está sob o domínio de grandes distribuidores --como Comcast e DirecTV-- e criadores de conteúdo, como Disney e Time Warner. Embora nenhuma dessas empresas tenha feito grandes avanços no mercado até agora, a Intel acredita que conseguirá desenvolver um decodificador e um serviço de assinatura de programação de maior qualidade para prover conteúdo de TV aos telespectadores, mesmo que esse mercado seja novidade para ela. Um serviço de TV bem-sucedido e baseado na tecnologia da Intel seria um grande passo para ampliar a presença de seu chip em aparelhos eletrônicos domésticos

sexta-feira, 8 de junho de 2012

“Ele se lembra de tudo”, diz Carlinhos Silva sobre Pedro

Amigo de Pedro Leonardo, Carlinhos Silva tem ido ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com frequência, desde quando o cantor foi transferido para o quarto. Em entrevista à coluna Olá, do jornal Agora São Paulo, o humorista contou que a memória de Pedro não ficou abalada. “Hoje, quando vou ao hospital, a gente conversa, e ele se lembra de tudo. Ele sabe o que fala e conta as músicas”, contou o comediante. + TUDO SOBRE PEDRO LEONARDO Pedro está hospitalizado desde o dia 20 de abril, quando sofreu um grave acidente de carro, voltando de um show em Belo Horizonte. O quadro de saúde do cantor é estável, e respira sem a ajuda de aparelhos.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Google dispara aviões sobre cidades para mapear o mundo em 3D

O Google está disparando uma frota de pequenos aviões equipados com câmeras para sobrevoar diversas cidades, no mais recente movimento da companhia rumo ao seu ambicioso, e às vezes controverso, plano de criar um mapa fotográfico do mundo. ■Google anuncia Maps que funciona off-line e Earth com visual em 3D A empresa planeja divulgar os primeiros mapas em terceira dimensão de diversas cidades até o final deste ano, afirmou o Google em coletiva de imprensa nesta quarta-feira. Reprodução Imagem do Google Earth em 3D exibida na conferência do Google Maps A companhia não revelou os nomes das cidades, mas fez uma demonstração de um mapa 3D de San Francisco, nos EUA, no qual o usuário pode navegar tendo uma vista aérea da cidade. "Estamos tentando criar a ilusão de estar sobrevoando a cidade, quase como se você estivesse no seu próprio helicóptero", disse Peter Birch, um dos gerentes de produto do Google Earth. O diretor de engenharia do Google para este produto, Brian McClendon, afirmou que a empresa está usando uma frota de aviões terceirizada destinada exclusivamente à companhia. Questionado sobre potenciais problemas envolvendo privacidade, ele disse que essas questões são similares a qualquer coleta de imagem aérea. Durante anos o Google operou uma frota de veículos equipados com câmeras que cruzaram o planeta para capturar imagens panorâmicas de ruas para seu serviço de mapas. Esses veículos levaram a questionamentos de privacidade em alguns países. Em 2012, o Google desvendou que tais veículos coletaram, inadvertidamente, e-mails, senhas e outros dados pessoais das redes sem fio das residências. Os mapas das cidades em 3D vão integrar as ferramentas móveis do Google Earth, segundo a empresa, que também apresentou uma versão do atual serviço de mapas para smartphones com Android, que dispensa a conexão à internet.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Taxas de importação afastam do Brasil fabricantes de tablets

O Brasil só tinha 16 marcas de tablets disponíveis no mercado no fim de 2011, segundo a GfK -0menos do que vizinhos menores da América do Sul, como a Argentina, que tinha 39, e o Chile, com 19. Na mesma época, respondia por mais de um terço do valor das vendas de tablets de toda a América Latina, de acordo com a Euromonitor. ESPECIAL TABLETS Para competir com iPad, rivais da Apple apostam em tablets com design e conteúdo diferenciados Comprando Fique atento: Sistema operacional, tela, peso... Saiba o que você precisa ver ao escolher seu tablet iPad no topo: Veja teste comparativo com sete modelos lançados no Brasil. Deu o óbvio? Barato que sai caro: Tablets 'xing lings' têm tela tosca e versão de Android projetada para celulares Usando App é tudo: Confira 15 ótimos aplicativos para explorar os recursos oferecidos pelos tablets Bom trato: Lugar de tablet não é no colo nem no banheiro; saiba como cuidar de seu aparelho Quase funciona: Tablets são bons para consumir conteúdo, mas não para criá-lo; confira exemplos Acrescentando Internet móvel: Conheça os principais planos de dados 3G para tablets Turbine seu aparelho: Teclado, controle, capa... Veja acessórios para empetecar seu tablet Mercado Só lá fora: Taxas de importação afastam do Brasil fabricantes de tablets; veja modelos que não chegaram E-readers: Fabricantes de leitores eletrônicos investem em tablets; Amazon pode trazer Kindle ao país Altas taxas de importação são o motivo principal do paradoxo. Para empresas estrangeiras que não fabricam tablets no país, vale pouco a pena trazer produtos de fora. "Para ser competitivo no Brasil, só produzindo aqui", diz Jorge Aguiar, presidente da Sony Mobile no Brasil. Empresas menores, com pouco capital para produzir localmente, acabam evitando o mercado brasileiro. "Como todos sabem, o Brasil tem leis e taxas de importação muito estritas", diz Mike Hong, gerente de vendas da Yifang Digital na América do Sul, sobre a ausência no país de tablets da empresa. Um paralelo entre tablets recém-chegados evidencia as vantagens de produzir no Brasil. O Sony Tablet, feito no país, custa R$ 1.649; o HP Slate 2, importado, sai por R$ 2.759. Nos EUA, sob a atual cotação do dólar, o modelo da HP é cerca de R$ 600 mais caro que o da Sony. No Brasil, a diferença quase dobra. PROCESSO LENTO Mesmo os tablets que vêm ao país costumam demorar a chegar. O Slate 2 e o Sony Tablet foram lançados nos EUA no fim de 2011 e chegaram ao Brasil só no mês passado. "Tivemos que adaptar o produto ao país e capacitar os fabricantes locais a produzi-lo", diz Aguiar, justificando o hiato de oito meses entre o lançamento do Sony Tablet nos EUA e no Brasil. Outra razão da demora é o processo de certificação e homologação dos produtos, que leva cerca de seis semanas. Só depois de passar por esse crivo é que um tablet pode ser comercializado no mercado brasileiro.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tuiteiros repercutem apresentação de Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG

dos assuntos em destaque no microblog desta segunda-feira é a apresentação do jogador Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG. Após sondagem do Palmeiras, o jogador acertou hoje sua tranferência para o Galo, que ainda tenta contratar o uruguaio Diego Forlán, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. O usuário @josevitor01 comentou: "Finalmente o Ronaldinho arranjou um lugar pra ele cantar de Galo... Literalmente!". Já para o tuiteiro @Pablo_Peixoto, "Ronaldinho vai pro Galo porque achou o Atlético Maneiro". @MauMeirelles preferiu a ironia: "Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro? Só eu achei irônico ele ir pra terra da cachaça?". O meia-atacante, que rescindiu contrato com Flamengo na última quinta-feira (31), concedeu uma entrevista ao "Fantástico", exibida ontem pela Rede Globo, na qual nega os supostos casos de indisciplina no clube. Ronaldinho cobra na Justiça trabalhista uma dívida de cerca de R$ 40 milhões envolvendo o time carioca. Bruno Cantini/Divulgação Clube Atlético Mineiro Ronaldinho Gaúcho foi apresentado hoje e já treinou com os novos companheiros de Atlético-MG, em Vespasiano MTV MOVIE AWARDS Os tuiteiros também lembraram dos prêmios da 21ª edição do MTV Movie Awards", entregues na noite deste domingo em uma cerimônia realizada no anfiteatro Gibson dos estúdios Universal, na Califónia. Os filmes "Jogos Vorazes", com quatro prêmios, e "Amanhecer - Parte 1", com dois, dominaram a disputa. Kevin Winter - 3.jun.12/Getty Images/France Presse O ator Taylor Lautner recebe o prêmio de Melhor Filme no MTV Movie Awards 2012, na Califórnia E3 O mundo dos games foi destaque nas redes sociais nesta segunda-feira. A repercussão acontece um dia depois da pré-conferência on-line da E3 2012 (Electronic Entertainment Expo), que fez uma prévia dos principais jogos a serem lançados este ano. No Twitter, as continuações das séries "Halo" e "Splinter Cell" estiveram entre os assuntos mais comentados. Kevork Djansezian/Getty Images/France-Presse Imagem de "Halo 4" durante apresentação da Microsoft na E3 Outra novidade tecnológica da feira apontada pelos internautas é o Nike+ Kinect Training. Fruto de uma parceria entre a Microsoft e a empresa de material esportivo, a nova iniciativa a unir jogos digitais e exercícios físicos deve ser lançada mundialmente em dezembro. A E3, um dos maiores eventos de games e tecnologia do mundo, começa em Los Angeles nesta terça e vai até quinta.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em Los Angeles, feira E3 mostra as novidades no mundo dos games

Começa nesta terça (5) e acontece até quinta em Los Angeles um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a E3 (Electronic Entertainment Expo), voltada para o mercado de games. Microsoft, Nintendo e Sony, as três principais fabricantes de videogame, contam com conferências próprias e dividem um espaço de 350 mil metros quadrados --quase cinco vezes o tamanho do pavilhão de exposições do Anhembi, que tem 76 mil metros quadrados-- com mais de 200 expositores, como Capcom, Activision, Ubisoft e Electronic Arts. Algumas das conferências acontecem hoje, um dia antes do início da feira. Dezenas de jogos serão apresentados, como "God of War: Ascension", "Resident Evil 6", "Halo 4", "Metal Gear: Revengeance" e "Call of Duty: Black Ops 2". A Nintendo revelará a versão final do Wii U e alguns jogos para o novo videogame, que inaugura a oitava geração de consoles. Um novo jogo da franquia "Super Mario" será apresentado no evento. O console conta com um controle em formato de tablet, com tela de LCD, que poderá funcionar sem a necessidade de uma televisão. Especula-se muito sobre o preço e a data de lançamento do aparelho, mas ainda não há posicionamento da Nintendo --ela nem sequer confirmou se essas informações serão divulgadas amanhã, em sua conferência. SONY E MICROSOFT Sony e Microsoft negaram que apresentarão concorrentes do Wii U. As companhias devem manter o foco em novos títulos para a atual geração de videogames. No caso da Sony, as atenções devem mirar o portátil PS Vita. De qualquer maneira, empresas que desenvolvem games já trabalham a todo vapor na produção de jogos para o "PlayStation 4" e para o "Xbox 720". Grandes companhias da área, como Infinity Ward (da série "Call of Duty"), Rockstar (de "GTA" e "Max Payne 3") e Blizzard (de "StarCraft" e "Warcraft"), já publicaram anúncios sobre vagas de emprego para programadores, engenheiros de software e designers de jogos. As empresas falam abertamente em "produção para a nova geração de consoles de videogame". Até a própria Microsoft publicou uma vaga de emprego cuja descrição mencionava "a próxima geração do Xbox". O texto foi retirado do ar. Oficialmente, a empresa diz que um novo videogame está "longe de acontecer". Sites e blogs apostam que as grandes empresas guardam pelo menos uma grande surpresa para o evento --talvez jogos, serviços ou até mesmo hardware.

domingo, 3 de junho de 2012

Tim Cook, da Apple, sugere lançamento de produtos relacionados a TV

executivo-chefe da Apple, Tim Cook, prometeu que a criatividade e a inovação continuarão sendo centrais no DNA da empresa, e sugeriu que os produtos a serem lançados têm relação com TV. Cook abriu nesta semana a prestigiosa conferência All Things Digital, patrocinada pelo site de notícias sobre tecnologia do magnata da imprensa Rupert Murdoch, na cidade turística de Palos Verdes, Califórnia. Robert Galbraith - 7.mar.12/Reuters Tim Cook, executivo-chefe da Apple, durante evento em San Francisco em março de 2012 O executivo-chefe da Apple não quis revelar detalhes dos produtos prontos a serem lançados pela fabricante dos famosos iPad, iPhone, iPod, Macintosh e dos dispositivos da Apple TV. Os primeiros lançamentos poderiam acontecer no próximo dia 11 de junho, na conferência global anual da Apple para programadores em San Francisco. Segundo Cook, a Apple TV tem sido "uma área de grande interesse" para a empresa. Um total de 2,8 milhões dessas caixas que transmitem conteúdo da internet em telas de TV foram vendidas no ano passado, e quase a mesma quantidade nos primeiros meses de 2012. O serviço de armazenamento de dados em nuvem da Apple e vínculos mais fortes com os estúdios de cinema e TV que vendem conteúdo digital poderiam apoiar essa possível nova oferta da Apple TV. Cook, de 51 anos, citou as lições aprendidas com o falecido cofundador da Apple, Steve Jobs, que passou para ele o comando da empresa em agosto, diante do agravamento do câncer de que sofria. Entre elas, está o foco em fazer poucas coisas excepcionalmente bem, deixando de lado a mediocridade. Cook lembrou de quando foi até a casa de Jobs para discutir seu novo cargo na direção da Apple e o ouviu falar sobre como a Disney fracassou depois que seu lendário fundador morreu e as decisões seguintes foram tomadas em função do que Walt Disney teria feito. "Ele me olhou com aqueles olhos intensos e me pediu para nunca fazer isso, para fazer apenas o que for o certo", comentou o executivo-chefe. Sob a supervisão de Cook, a Apple implementou um programa filantrópico que equipara as doações feitas por seus funcionários, e se envolveu em campanhas para melhorar as condições de trabalho nas fábricas chinesas de seus produtos. O executivo-chefe citou como referências Robert Kennedy e Martin Luther King, além do diretor-executivo da Disney, Robert Iger, membro da junta diretora da Apple. Em uma referência indireta à tentativa da Microsoft de produzir um sistema operacional que funcione em qualquer dispositivo, Cook disse que o software não pode ser a base de tablets e PCs sem que isso tenha um preço. "Não estamos fabricando o melhor produto quando tentamos convergir. Acredito que, se tentarmos forçá-los juntos, o PC não fica tão bom quanto poderia ser. O tablet, tampouco", comentou. Cook também citou a guerra de patentes com outras empresas, e disse que a Apple tem o direito de defender suas criações. "A Apple não pode investir toda a sua energia e cuidado em uma obra e, depois, alguém mais vir colocar seu nome nela." O executivo-chefe assinalou que a empresa vai reforçar a conhecida política de manter seus protótipos em sigilo.