Pesquisar este blog

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Acaba o amor entre Fifa e sedes no último evento antes da Copa

Último evento oficial da Fifa no Brasil antes da disputa da Copa, o congresso técnico realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis, marcou o fim da relação serena entre a Fifa e as cidades-sedes do evento. Atrasos nas obras dos estádios, desrespeitos a contratos e indefinição sobre itens da organização do Mundial deixaram cartolas da entidade irritados e sem paciência. O seminário teve treinadores e dirigentes e tinha como objetivo últimas conversas sobre questões logísticas, temas médicos e segurança. Só que, poucos dias antes de seu início, ganhou importância pela possibilidade de exclusão da cidade de Curitiba como sede por atrasos na obra e falta de garantias financeiras para construir a Arena da Baixada. Um dia antes do início do congresso, a Fifa anunciou uma inesperada entrevista coletiva com o seu secretário-geral, Jérôme Valcke. Surgiu o temor de um papelão histórico do país anfitrião, com danos para a imagem do Brasil e da entidade máxima do futebol, além de um verdadeiro quebra cabeças para refazer a logística dos jogos que seriam cancelados na capital paranaense. Antes do anúncio oficial da confirmação de Curitiba, eis que políticos paranaenses anteciparam-se e divulgaram a decisão. Até a federação internacional colocou nas redes sociais o aviso, o que fez a coletiva virar apenas a explicação para o que não ocorreu. "Ao que parece não é uma conferência ou evento, pois o prefeito de Curitiba já anunciou a conversa que tive com ele e já saiu no twitter. E não sou eu quem controla a conta de Twitter", falou, contrariado, o francês. O constrangimento seria ainda maior quando os representantes da capital parananese apareceram apenas na metade da coletiva, com atraso de mais de uma hora. "Eles acabaram de chegar. Um pouco tarde para a coletiva, mas a tempo para a Copa do Mundo, espero", ironizou o diretor de Comunicação da Fifa, Walter De Gregorio. As declarações eram uma demonstração da falta de paciência dos cartolas da Fifa com os atrasos e problemas do Brasil nos últimos meses. Valcke colocava a mão do rosto, desolado, enquanto os paranaenses davam explicações sobre sua demora. Mais tarde, Valcke se mostrou irritado novamente, desta vez, com a falta de solução para estruturas complementares de cidades-sedes - oito delas não abriram processos de contratação - e a desistência de Recife de realizar um Fan Fest. "Se tem um contrato, assinado pela parte, e não é respeitado, pode ser tomada uma ação legal. Mas acredito que vamos ter as 12 cidades com Fans Fest", afirmou o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Quem saiu não volta", afirma Boninho sobre 'BBB14'

Na madrugada desta sexta-feira (21), Boninho, diretor do BBB14, contou novidades sobre o reality show em seu perfil em uma rede social. De início, esclareceu algumas dúvidas sobre o que será a Segunda Chance. "Passando pra botar uma pedra em adivinhações! Ninguém tem bola de cristal e quem saiu não volta", disse ao negar o retorno de um ex-BBB. Só na próxima semana o público vai ficar por dentro dos detalhes desta novidade. "Segunda chance vai ser revelada na próxima quarta, depois da eliminação", escreveu. Outra atração será o Big Trote, uma pegadinha para os brothers: "outra brincadeira pra gente se divertir, vamos ter o Big Trote!! Depois eu conto". Além das surpresas do jogo, o Boninho adiantou que a festa de sábado terá "som de Ivete Sangalo". Empolgados com as revelações, os internautas encheram o diretor de perguntas. Questionado sobre o Big Fone desta semana, que costuma tocar às sextas-feiras, ele respondeu que não existirá: "quero ver os caras esperando tocar".

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

RS: vereadora vira alvo de piada após crítica a manifestantes mascarados

A vereadora Mônica Leal (PP), que protagonizou um inesperado protesto na tarde dessa segunda-feira na Câmara de Porto Alegre, acabou alvo de piadas e ironia. A legisladora, que havia subido mascarada à tribuna da casa como forma de crítica aos manifestantes que cobrem a face durante atos públicos, foi enquadrada em cenas clássicas do cinema, dos quadrinhos e da história brasileira. Nas montagens na tumblr A Vereadora Mascarada, Mônica surge como participante do baile de máscaras do filme "De olhos bem fechados" (1999), ao lado do herói de "V de vingança" (2005) e mesmo como parte da sua própria história como vereadora - em julho do ano passado, manifestantes tiraram a roupa e posaram para uma foto durante ocupação da Câmara. Saiba MaisBeltrame apresenta no DF proposta de projeto de lei sobre crime de desordem Morte de cinegrafista acirra debate sobre leis para protestos RS: em homenagem a cinegrafista, vereadora sobe à tribuna mascarada Leis contra terrorismo e desordem oscilam entre a segurança e a repressão A brincadeira é reação ao seu protesto dessa segunda. Ontem, Mônica criticou a "incoerência" de manifestantes que participam de protestos com as faces tapadas. "Por que esconder o rosto numa manifestação? (...) Chega de protestos violentos, de jovens mascarados e de manifestações marcadas por objetivos dúbios, sejam de caráter político ou social", disse a vereadora. Na semana passada, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Mariano Beltrame, encaminhou ao Senado uma proposta de projeto de lei que tipifica o crime de desordem. O objetivo é garantir a pacificação das manifestações públicas; entre as medidas está a proibição de que os manifestantes cubram seus rostos.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

"Black Coal, Thin Ice" vence e leva o urso de ouro do Festival de Berlim

O longa-metragem "Black Coal, Thin Ice", do diretor chinês Diao Yinan, foi anunciado como o vencedor do Urso de Ouro da 64ª edição da Berlinale, festival de cinema que teve a cerimônia realizada na noite deste sábado (15). O filme também ganhou o Urso de Prata com o prêmio de Melhor Ator para Liao Fan. O nome foi recebido com surpresa em um dia que as manchetes anunciavam como favorito "Boyhood", de Richard Linklater, que levou o Urso de Melhor Diretor. Os chineses foram destaque desde o início da competição, quando foram elogiados pelo curador Wieland Speck por revolucionar o cinema com suas novas formas de contar histórias. A China ainda marcou presença com "The Midnight After", de Fruit Chan e "That Demon Within", de Dante Lam, ambos na Mostra Panorama. "Blind Massage", de Zeng Jian, foi reconhecido como Excelente Contribuição Artística. Em "Black Coal, Thin Ice" ("Carvão Preto, Gelo Fino" em tradução literal), o ex-policial Zhang Zili (papel de Liao Fan) decide investigar uma série de assassinatos por conta própria e descobre Wu Zhizhen (Gwei Lun Mei), uma jovem que trabalha em uma lavanderia e possível autora dos crimes. Em um clima que mistura filmes clássicos de investigação e estética noir, Zili se apaixona por Zhizhen e precisa lidar com a dualidade do romance em um thriller de suspense destacado por suas técnicas inovadoras de cinematografia. "Ficamos felizes com o prêmio de Liao, não imaginávamos que receberíamos um prêmio por Melhor Filme", disse Yinan. "Nos últimos anos o cinema tem se tornado muito comercial na China, por isso, nosso principal desafio era misturar o lado comercial com um jeito independente e artístico de fazer um filme", completou. Em relação à dificuldade de produzir filmes no cenário político chinês, Yinan comentou que "ainda existem dificuldades, mas a presença do filme reflete uma abertura." "The Grand Budapest Hotel" foi o preferido do júri O Jury Grand Prix escolheu como favorito o filme de abertura do evento, "The Grand Budapest Hotel", do americano Wes Anderson. Com o longa gravado na Alemanha, o diretor levou pela primeira vez o Urso para casa. Como Anderson não estava presente, a jurada Greta Gerwig foi escolhida para fazer o agradecimento. Presidido pelo produtor James Chamus, o júri contou ainda com as avaliações de Christopher Waltz, do cineasta francês Michael Gondry, da atriz dinamarquesa Trine Dyrholm, do diretor iraniano Mitra Farahani e do ator chinês Tony Leung. Outro destaque foi "Boyhood", que rendeu o segundo Urso de Prata a Linklater, que ganhou o mesmo prêmio em 2005 com a primeira parte da trilogia "Antes do Amanhecer". Desta vez, o diretor apresenta nos cinemas a infância e adolescência de Mason (Ellar Coltrane, Ethan Hawke), em uma trama escolhida como favorita pelo público alemão e que recebeu prêmios do jornal Morgenpost e dos críticos do Guild of German Art House Cinemas.