Pesquisar este blog

sábado, 19 de outubro de 2013

Governo vai aliviar tributo da Petrobras no exterior

A Petrobras será a principal beneficiada pela medida provisória que criará novas regras para tributar os lucros de multinacionais brasileiras no exterior. O texto, que está pronto e deve ser aprovado na próxima semana, prevê isenção de imposto sobre o lucro auferido pelas filiais da estatal no exterior com o aluguel de equipamentos para explorar petróleo e gás no Brasil. Já o lucro obtido com negócios diversos no exterior, como refino ou exploração em outros países, será tributado como as demais múltis. Como a Folha antecipou ontem, essas empresas terão oito anos para efetuar o pagamento desse imposto. Ao livrar a Petrobras de parte do imposto, o governo tenta "compensar" o impacto causado no caixa da estatal, segundo apurou a reportagem. O preço da gasolina, referência para corrigir outros produtos e serviços, não é reajustado desde janeiro. LUCRO EM ALTA Essa compensação deve aumentar com a expansão do pré-sal. Hoje o lucro da estatal no exterior é de cerca de R$ 100 milhões. Deve crescer porque, pelo modelo de exploração de partilha, a Petrobras será a única operadora dos campos do pré-sal. Para isso, terá de investir em plataformas, navios, embarcações de apoio, entre outros. Só para o campo de Libra, serão de 12 a 18 plataformas, cada uma estimada em US$ 1,5 bilhão. A estatal não é dona dos equipamentos usados na exploração de petróleo. Eles são adquiridos por suas subsidiárias no exterior e alugados para as operações da Petrobras no Brasil. O lucro obtido pelas filiais com esse aluguel deve aumentar exponencialmente com o avanço da exploração, o que elevaria também o imposto a ser pago, agora isentado na medida provisória. A Petrobras teve tratamento diferenciado, porque, na avaliação do governo, as filiais -que alugam equipamentos para a operação no Brasil- servem de suporte à estatal, o que não acontece, segundo a Fazenda, com múltis de outros setores, devido à natureza do negócio. MESMA REGRA Caso aluguem plataformas ou sondas para empresas de outros países, as filiais da Petrobras serão tributadas como as demais multinacionais brasileiras atingidas pela medida provisória, com oito anos para recolher Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre Lucro Líquido. O benefício dado à Petrobras também valerá para controladas e coligadas, como a Sete Brasil. Essa empresa, em que a estatal detém 5% de participação, centralizou as encomendas e entregas dos equipamentos que serão usados na exploração de petróleo e gás. Procurado, o Ministério da Fazenda não se pronunciou. *

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"A montagem é única, ninguém tinha feito assim", diz viúva de Kubrick sobre mostra em SP

O machado usado por Jack Nicholson em O Iluminado, o par de vestidos das gêmeas do mesmo filme, as fantasias de macaco de 2001: Uma Odisséia no Espaço, entre outros objetos históricos da filmografia de Stanley Kubrick fazem parte da exposição que abriu no último dia 11 e já recebeu mais de 3.000 pessoas no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. "Ele ficaria lisonjeado", diz Christiane Kubrick, 81, viúva do cineasta. Kubrick morreu de causas naturais em 1999, pouco antes de finalizar De Olhos Bem Fechados.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cineasta Alfonso Cuarón diz que pensar em Oscar para 'Gravidade' é precipitado

O cineasta mexicano Alfonso Cuarón se mostrou surpreso nesta quarta-feira (16) que seu filme "Gravidade" tenha sido tão bem recebido entre os críticos e grandes cineastas, mas disse achar "prematuro" pensar em indicações ao Oscar. "Não esperávamos uma resposta deste tipo", admitiu o diretor do filme protagonizado por Sandra Bullock e George Clooney e que está batendo recordes de bilheteria. Divulgação Sandra Bullock em cena de 'Gravidade', filme dirigido por Alfonso Cuarón Sandra Bullock em cena de 'Gravidade', filme dirigido por Alfonso Cuarón "Gravidade" tem recebido críticas que o comparam até mesmo ao épico "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick. Também foi aplaudido por diretores como Steven Spielberg, Quentin Tarantino e James Cameron, que recentemente assegurou que "é o melhor filme sobre o espaço já feito". Cuarón disse também que, desde que o filme estreou, só ficou nervoso em duas ocasiões: durante uma apresentação especial para astronautas, e quando começou a receber ligações e e-mails de colegas entusiasmados. "Já não posso pedir mais nada", afirmou o diretor de 52 anos. Indagado sobre a possibilidade de "Gravidade" ganhar mais de uma estatueta do Oscar, Cuarón foi prudente: "É verdade que tenho sonhado com isso, mas não, ainda é prematuro".

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Médico do Atlético-MG diz que Ronaldinho teve 'melhora muito importante'

O chefe do departamento médico do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar, informou, em entrevista ao site oficial do clube mineiro, que Ronaldinho Gaúcho teve "melhora muito importante" em relação à lesão na coxa esquerda. "O Ronaldo, até agora, teve uma melhora muito importante. Está praticamente sem dor e já iniciou trabalho progressivo de reforço muscular, ainda leve. A expectativa é que, na semana que vem, ele inicie trabalho de corrida, o que não significa que ele está pronto", observou Rodrigo Lasmar. O médico atleticano reconhece que os primeiros dias de tratamento de Ronaldinho Gaúcho estão sendo animadores. "Tem, ainda, uma sequência longa de treinamento, uma rotina de tratamento a ser cumprida, mas a recuperação vem acontecendo dentro do melhor cenário que a gente imaginava", afirmou. Rodrigo Lasmar disse, no entanto, que Ronaldinho Gaúcho segue como dúvida para o Mundial de Clubes, em dezembro, mas se manteve otimista com a recuperação do meia. "Temos a expectativa cada vez mais forte e concreta de ter o Ronaldo à disposição para o Mundial", ressaltou o médico atleticano. A diretoria atleticana colocou o departamento médico alvinegro à disposição do atleta. Quando o tratamento acontece em sua casa, localizada num condomínio fechado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fisioterapeutas vão ao local com o equipamento. A intenção é fazer com que Ronaldinho consiga fazer a fisioterapia mais vezes ao longo do dia. Em casa, o atleta segue acompanhado de perto pelo mestre em acupuntura Fumio Takahashi, velho conhecido do atleta, desde a época do Barcelona. As sessões são alternadas com a fisioterapia. O japonês, de 65 anos, vai também à Cidade do Galo para dar sequência ao tratamento. Outros lesionados O médico atleticano explicou a situação dos meias Dátolo e Guilherme, que se recuperam de lesões musculares, e Gilberto Silva, que realizou cirurgia no joelho direito. Os três mostram boa evolução e deverão iniciar treinos com bola nos próximos dias. "Eles estão evoluindo bem. A gente não tem como falar o dia que estarão à disposição, mas a evolução vem sendo constante, a melhora consistente e acredito que, dentro em breve, o departamento médico ficará mais vazio, apenas com o Richarlyson e o Ronaldo", observou Rodrigo Lasmar. Nesta terça-feira, Guilherme, recuperado de um estiramento no adutor da coxa esquerda, iniciou o trabalho de transição para a preparação física em campo. Já Gilberto Silva já vem treinando fisicamente e deverá se juntar ao elenco nos próximos dias. Atlético-MG x Cruzeiro - 4 vídeos

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Madonna revela que trará o seu Secret Project ao Brasil

A cantora Madonna fez uma revelação para os fãs brasileiros nesta segunda-feira, 14. Poucas semanas após lançar o seu Secret Project Revolution nas redes sociais, a estrela pop afirmou que trará o seu projeto para o Brasil. No entanto, ela não especificou se virá ao país e como será esta ação. O anúncio foi feito pela internet quando ela publicou uma foto em que aparece em seu banheiro usando um vestido preto, luvas e óculos escuros. “Secret Project Revolution está indo para o Brasil em breve! Fiquem preparados! Madonna”, escreveu na legenda da imagem. +Madonna é banida de cinema no Texas A nova empreitada de Madonna é um projeto em que volta a demonstrar o seu ativista. Defensora das causas sociais, ela afirma que quer lutar pela liberdade. “Eu vivo dizendo que quero começar uma revolução, mas ninguém parece levar isso a sério. Se eu tivesse uma pele negra, vocês levariam a sério? Se eu fosse um árabe acenando com uma granada na mão, vocês levariam a sério?”, questiona Madonna, que logo inicia um discurso feminista: “Ao invés disso, eu sou uma mulher. Eu sou loira. Eu tenho seios e bunda. E um desejo enorme de ser notada”. Ela fez esta declaração no curta-metragem de 17 minutos que foi lançado no mês de setembro.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Em 2013, Brasileiro tem brigas de torcidas de 17 dos 20 times

O Brasileiro-2013 viveu, mais uma vez, um fim de semana violento com brigas dentro de estádios e fora deles com os casos registrados nos clássicos em São Paulo e em Minas Gerais. Não é uma exceção, apenas mais episódios na rotina do futebol nacional neste ano. Um levantamento do blog mostra que 17 das 20 torcidas dos times da Série A se envolveram em alguma espécie de confusão durante, antes ou depois de jogos do campeonato. Os conflitos dentro de estádios se acentuaram neste Nacional, após um período em que os casos de violência se concentravam longe deles. Da primeira divisão, considerados problemas dentro e fora das arenas, o blog só não encontrou registros de violência nas partidas de torcedores da Portuguesa, da Ponte Preta e do Criciúma. Mas, em 2013, a torcida campineira brigou com a polícia no Paulista, na semifinal com o Corinthians. E os catarinenses entraram em conflito em jogo da Copa do Brasil, diante do Atlético-PR, também neste ano. Até agora, a Justiça Desportiva puniu alguns times com perda de mandos de campo. Mas torcedores violentos têm continuado a frequentar os estádios sem que autoridades consigam evitar problemas.

domingo, 13 de outubro de 2013

'Não dormi com o presidente', diz consultora que inspirou 'Scandal'

Olhando para a plateia majoritariamente feminina que acabara de assistir ao piloto da série "Scandal", cuja protagonista é inspirada em sua vida, a americana Judy Smith, 54, se antecipa à pergunta que inevitavelmente viria. "Devo deixar uma coisa clara antes de começarmos: não dormi com o presidente", diz ela, referindo-se ao ocupante da Casa Branca e diferenciando-se da protagonista. "Com nenhum deles." Não que Smith, uma gerenciadora de crises que atuou em casos históricos dos governos Reagan (Irã-Contras), Bush (Guerra do Golfo) e Clinton (o escândalo Monica Lewinsky), fosse admitir caso tivesse feito como Olivia Pope, seu alter ego na série. Rony Maltz/Folhapress A norte-americana Judy Smith, que foi vice-secretária do governo George H.W. Bush e atuou em crises históricas A norte-americana Judy Smith, que foi vice-secretária do governo George H.W. Bush e atuou em crises históricas Sigilo e discrição são essenciais em sua área de atuação, como ela ressalta para o público que assistiu a sua palestra no último domingo, durante o Festival do Rio. Seu trabalho foi a inspiração para "Scandal", produzida por Shonda Rhimes (criadora de "Grey's Anatomy") e hoje em sua segunda temporada no Brasil, onde novos episódios são exibidos pelo canal Sony às segundas, 22h. A série conta a história de uma ex-consultora de mídia da Casa Branca, interpretada por Kerry Washington ("Django Livre"), que abre uma empresa de gerenciamento de crises, ajudando a proteger a imagem pública de figuras da elite -políticos, executivos, celebridades e corporações. "Scandal se tornou algo importante porque foi a primeira vez que uma mulher afro-americana interpretou a protagonista na TV, nos últimos 35 anos", diz Smith, que é também uma das produtoras e consultora de roteiro. "O público feminino fica feliz de ver alguém com quem pode se identificar. Olivia é uma mulher forte, no ápice de sua forma, mas não é perfeita, tem uma vida pessoal um tanto tumultuada, para dizer o mínimo." DURONA Diferentemente do estilo "gladiadora de terno" que caracteriza a protagonista da série, Smith diz adotar uma postura mais suave e mais dentro da lei. "Não encorajo meus investigadores a bater nos outros para obter informação ou a mexer em cenas de crimes." Ela e Pope têm em comum o que ela chama de "compaixão pelo cliente". Mas mesmo quando eles praticaram algum crime? "Todos cometemos erros. A diferença é que os erros que eu e você cometemos não aparecem nos jornais ou na televisão. Acredito muito no perdão e na redenção. O importante é aprender com os erros", responde.