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sábado, 1 de março de 2014

Trânsito no Rio atrasa Cordão da Bola Preta, que desfila sai sem o padrinho

Com uma hora e 20 minutos de atraso, começou às 10h20 deste sábado (1º) o desfile do Cordão da Bola Preta, no Rio. O início ocorreu após a chegada à concentração da porta-estandarte do bloco, a atriz Leandra Leal. Já o padrinho deste ano, Neguinho da Beija Flor, não conseguiu chegar para puxar o grito de Carnaval Oficial. O desfile contava com dois dos três carros de som planejados. O terceiro ficou preso num engarrafamento na Avenida Brasil. Segundo o presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho, o carro preso no congestionamento estava sendo escoltado por batedores da Polícia Militar. "Mas não tem como o trio passar por cima dos carros", lamentou. O engarrafamento na Avenida Brasil era reflexo do trânsito parado na Ponte Rio Niterói, com a saída em direção à Região dos Lagos, no litoral norte do Estado do Rio. O bloco saiu do cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e iria até a Cinelândia, onde chega por volta das 14 horas. O percurso é de aproximadamente dois quilômetros. A organização do Cordão da Bola Preta espera reunir público igual ao ano passado, estimado em 2,5 milhões de foliões. A Riotur, órgão da Prefeitura do Rio, calcula 1,5 milhão. O Bola Preta é um dos mais tradicionais e populares blocos de Carnaval do Rio e comemora 96 anos este ano.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sem Nadal, Aberto do Brasil perde público, e até fast-food leva prejuízo

A vida dos comerciantes que pretendiam lucrar com o Aberto do Brasil 2014 não está nada fácil. E a culpa é toda do Rafael Nadal. Ou melhor, da ausência dele. Uma pesquisa feita pelo UOL Esporte com lojistas e autônomos que trabalham nas cercanias do Ibirapuera, onde é disputado o torneio, mostra que neste ano, sem a presença do tenista espanhol, o interesse do público está bem menor. E o lucro dos profissionais também. Embora a chave principal de 2013 tenha começado apenas na segunda-feira, 11 de fevereiro, no sábado anterior o movimento no Ibirapuera foi amplo. Foi o primeiro dia de treinos de Nadal, que fazia em São Paulo apenas sua segunda competição após longo período afastado das quadras. Com a entrada gratuita naquele dia, o sábado pareceu dia de jogo. Em 2014, a mudança já foi sentida de cara. O McDonald's da avenida Brigadeiro Luis Antonio, a uma quadra do Ibirapuera, fez as contas, e a queda de receita foi significativa. No primeiro sábado de torneio de 2013, entraram em caixa R$ 25 mil. Nesta edição, foram R$ 15 mil – redução de 40%. O gerente Adriano Rocha Pereira conta que na última edição foi preciso aumentar a quantidade de funcionários e convocar 10 pessoas a mais. "Até gente de outras lojas nós chamamos, porque as filas iam até a porta e havia pessoas que não conseguiam entrar no restaurante". Desta vez, a unidade trabalhou com escala normal, sem sofrer alterações. O movimento na lanchonete é normal, e durante as duas primeiras tarde de jogos da chave principal, apareceram poucas pessoas que estivessem realmente assistindo ao Aberto do Brasil. Mesmo sem ser um especialista, o gerente arrisca um palpite para a falta de espectadores. "Falta um grande nome, falta um Nadal para chamar gente", discursa. No posto de gasolina em frente ao ginásio do Ibirapuera, a diferença também foi sentida. Tem sido possível escolher a mesa para se sentar. As funcionárias lembram que a situação era diferente na última edição, quando a fila chegava à área de abastecimento dos carros. Nem aglomeração de táxis se formou. O cenário é o mesmo com os flanelinhas. Em 2013, havia cerca de 15 homens cuidando de carros e era difícil encontrar vagas. Nesta terça-feira, eram somente três, e todos falavam que o movimento estava baixo. Eles falam que ano passado, cada um fazia R$ 150 por noite e agora vão felizes para casa com um terço deste valor.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fátima Bernardes vende linguiça e pizza em estreia na propaganda

Na estreia como garota-propaganda, Fátima Bernardes fala de sua mudança do Jornal Nacional para o Encontro, em 2012, e tenta convencer o telespectador a experimentar produtos novos, como as salsichas, linguiças e pizzas prontas da marca que a contratou por cerca de R$ 5 milhões, a Seara. O comercial foi exibido no primeiro intervalo do Fantástico de hoje (23). Fátima Bernardes diz no anúncio que, mesmo satisfeita com o jornalismo, decidiu mudar para o entretenimento. "Transformei meu 'boa noite' em 'bom dia' e tem sido ótimo", conta a apresentadora. Em seguida, Fátima Bernardes mostra produtos da Seara, como frangos, linguiças e salsichas, e sugere o telespectador a fazer o que ela fez: experimentar mudanças. Fátima Bernardes estreiou como garota-propaganda no mesmo dia de Roberto Carlos, nova estrela da Friboi, do grupo JBS, dono também da Seara.