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terça-feira, 24 de abril de 2012

Facebook paga US$ 550 milhões a Microsoft por patentes da AOL

Facebook pagará à Microsoft US$ 550 milhões por centenas de patentes originárias da AOL, incrementando seu arsenal de propriedade intelectual. O acordo cede à rede social 650 patentes e aplicações e licencia outras 275 patentes e aplicações. O Facebook deve realizar a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da história do Vale do Silício nas próximas semanas. Paul Sakuma/Associated Press Placa na sede do Facebook, na Califórnia; no mês passado, empresa comprou patentes da IBM Patentes se tornaram uma prioridade para empresas do setor de tecnologia. Muitas delas, incluindo o Google e a Apple, envolveram-se em disputas legais envolvendo patentes. As patentes que a Microsoft comprou neste ano da AOL envolvem um amplo escopo de tecnologia, incluindo serviços móveis, handsets de celulares, anúncios e comércio virtual, disse uma fonte próxima à questão. A Microsoft superou a Amazon, o eBay e outras empresas de tecnologia neste mês com sua compra avaliada em mais de US$ 1 bilhão por boa parte do portfólio de patentes da AOL. Precificar patentes é um processo complexo, e não ficou claro se a Microsoft obteve lucro no acordo com o Facebook. O conselheiro-geral da Microsoft, Brad Smith, disse em nota nesta segunda-feira (23) que o acordo com o Facebook permite à empresa "recuperar mais de metade de nossos gastos, ao mesmo tempo atingindo metas que tínhamos em mente no leilão da AOL". O leilão incluiu direitos de tecnologia de negócios atuais e antigos da AOL, variando do browser Netscape e do serviço de mensagens instantâneas ICQ ao MapQuest e ao serviço on-line CompuServe, disse uma fonte --sob condição de anonimato, pois a informação não é pública. O acordo aumenta a propriedade intelectual do Facebook, que comprou 750 patentes da IBM no mês passado. A empresa busca defesa para ação movida pelo Yahoo!. O Yahoo! processou o Facebook no início deste ano, alegando que a rede social infringe dez patentes --incluindo algumas sobre tecnologia de publicidade on-line. O Facebook rebateu a ação em abril, alegando que a companhia era quem violava dez patentes do Facebook.